Meditação
- claucamargoribeiro
- 10 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

Desde 1970 há pesquisas sobre o beneficio da meditação. Vários estudos comprovaram que transformar a meditação em um hábito regular, ajuda a aliviar o desconforto e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. Melhorando insônia, dores crônicas, depressão, além de reforçar a imunidade, reduzir o nível dos hormônios do stress, a pressão arterial e o risco de doenças do coração.
Em um estudo realizado pela bióloga Elisa Kozasa, do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, e publicado na revista científica norte-americana Neuroimage, o cérebro de pessoas que meditam regularmente (três vezes por semana, por pelo menos meia hora) foi comparado ao daquelas que não meditam. Foi observado que para realizar uma mesma tarefa de atenção, as pessoas que não meditam precisam ativar mais regiões cerebrais. É como se o cérebro de quem medita fosse mais eficiente.
Além disso, quando praticamos meditação, desenvolvemos a habilidade de voltar ao momento presente e olhar com mais cuidado para aquela situação, ou invés de simplesmente reagir a um pensamento sem exatamente ter escolhido aquela reação. Essa pequena parada de alguns segundos, pode fazer com que um ciclo de agressões e situações desagradáveis seja interrompido, abrindo um novo mundo de possibilidades e escolhas.
Mas como meditar?
Duração: Normalmente, não há um tempo mínimo preestabelecido. Pode-se iniciar com um período de poucos minutos e, conforme se aperfeiçoa, esse tempo pode aumentar até para horas.
Posição: Importante é encontrar uma posição confortável.
Eu prefiro sentar com a postura ereta, deitar pode parecer mais confortável, mas é comum cair no sono quando estamos meditando assim.
Técnica: Uma excelente forma para os incitantes começarem com esta pratica, é utilizar a meditação guiada. Ela faz com que o processo de conduzir a mente para o estado meditativo seja seguro e confortável e aconteça de forma natural e sem sofrimentos. Para quem quer tentar iniciar desta forma, há varias meditações guiadas gratuitas na internet e alguns aplicativos.
Uma outra forma, é prestar atenção em sua respiração. E estar presente, deixando que os pensamentos apenas passem pela sua mente, sem se prender a nenhum deles. Pode parecer impossível, e no começo, talvez varias vezes você se perca em suas coisas cotidianas, mas acredite, a pratica faz com que tudo fique mais fácil. Trate-se com carinho quando sua mente escapar e traga gentilmente a tua atenção de volta para o teu objeto de concentração.
Quer tentar? Utilize uma respiração onde a inalação tenha a mesma proporção que a exalação. Comece com uma contagem de quatro. Inspire quatro tempos e depois expire quatro tempos. Quando estiver se sentindo confortável com esse ritmo, você pode adicionar um ciclo de contagem para a retenção do ar inalado (inalar por quatro tempos, segure por quatro tempos, e depois expire por quatro tempos). Essa prática vai ajudar na meditação, cultivando o foco e o equilíbrio.
Namastê.